Plano de Ação
Objetivo: Fazer levantamento de dados para diagnosticar as necessidades das Unidades Escolares, para traçar um Plano de Ação, buscando o atendimento nas suas prioridades, procurando assessorar, monitorar, avaliar, orientar a operacionalização das atividades, visando atender os objetivos e metas propostos pela SEDUC/Superintendências.
Metas:
· Elevar os índices de aprendizagem;
· Elevar o padrão de qualidade de ensino;
· Reduzir os índices das disciplinas críticas;
· Garantir a permanência do aluno na unidade escolar;
Ações:
Tendo como foco de trabalho o desempenho escolar dos alunos, buscando atingir os nossos objetivos em relação as metas propomos as seguintes metas:
· Perseguirmos efetivamente as nossas metas;
· Aprimorar nossa prática pedagógica, fazendo uma reflexão das nossas ações no dia-a-dia;
· Fazer uma avaliação diagnóstica da realidade escolar objetivando:
ü Conhecer a Proposta Pedagógica de cada Unidade Escolar;
ü Conhecer a equipe gestora,
ü Fazer um levantamento dos cursos oferecidos; bem como a situação de reconhecimento;
ü Verificar a situação do Conselho Escolar;
ü Verificar a situação do Grupo gestor em relação a disponibilidade, se tem outro vínculo;
ü Analisar os índices do IDEB, para traçar metas;
Acompanhamento Pedagógico
· Orientar o planejamento e acompanhar a realização do Trabalho Coletivo e Conselho de Classe;
· -Reuniões com os coordenadores e visitas “in loco”;
· -Acompanhar e orientar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica;
· -Repasse do Boletim Informativo e demais informações da SEE e S R E ao grupo gestor e recolher os documentos solicitados na data prevista (atividade semanal);
· -Orientação e verificação do cumprimento e o registro das aulas atividades;
· -Estudar e discutir com as Unidades Escolares as Resoluções do Conselho Estadual e demais legislações vigentes;
· -Acompanhamento da reformulação do Regimento Escolar;
· Realização de uma avaliação anual da Unidade Escolar para fins de Reconhecimento de Cursos, compreendendo os aspectos físicos, funcionais e pedagógicos nos termos da Res. CEE nº 084/02;
· -Analisar, junto com os coordenadores, um plano de curso e um de aula, compatibilizando com o diário, de cada modalidade de ensino.
· -Fazer a verificação “in loco” de veracidade sobre as reclamações/denúncias apresentadas contra a U.E.;
· -Verificação da atuação do Conselho Escolar;
· -Acompanhamento, orientação e intervenções nas ações de combate a evasão escolar ;
· - Analisar os encaminhamentos do AMAI e fazer as intervenções necessárias para que os alunos faltosos possam retornar as suas atividades;
· -Compatibilização da freqüência dos professores (livro de ponto) com aulas dadas (diário/calendário escolar);
· -Analisar instrumentos de avaliação de aprendizagem e compatibilizá-los com a legislação vigente;
· -Verificação e orientação sobre as formas de recuperação (paralela) adotadas pela U.E., verificando a participação dos alunos, os conteúdos trabalhados, horários, equipe responsável e a observância dos preceitos legais;
· -Observar a higiene e organização da U.E. e fazer as sugestões e intervenções junto ao grupo gestor;
· -Acompanhamento pedagógico aos professores dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Zilma Aparecida C. S. y Silva e Denise Regina C. Machado
Dupla Pedagógica
Dupla Pedagógica